Tratamento Estrabismo
O tratamento do estrabismo e/ou olho preguiçoso pode ser de longo prazo. Na maioria dos casos, se não houver anomalias oculares, a criança será tratada pelo ortoptista que é o oftalmologista e/ou ortoptista. também orienta sobre sua decisão de se submeter a uma cirurgia muscular ocular. Em geral, o objetivo é primeiro tratar o olho preguiçoso antes de realizar qualquer correção muscular ocular. Essa operação é realizada em um hospital sob anestesia e tem como objetivo “endireitar” os olhos. O tratamento do olho preguiçoso inclui os seguintes métodos:
- Mascarar ou tapar o olho bom para melhorar a visão do olho preguiçoso.
- Se necessário, prescrição de óculos para garantir a máxima nitidez da imagem recebida pelo olho preguiçoso.
- Prescrever óculos para a hipermetropia (prescrição positiva) porque pode melhorar a posição dos olhos da criança.
- Em alguns casos é necessária a prescrição de colírios.
Todos estes tratamentos requerem check-ups regulares para determinar os resultados. Durante estas verificações, o oftalmologista pode discutir os resultados do tratamento com os pais.
A cirurgia muscular ocular
Mais cedo ou mais tarde será tomada a decisão de “corrigir” algumas crianças vesgas. É então realizada uma cirurgia muscular ocular, na qual os músculos oculares fixados na parte externa do globo ocular são enfraquecidos ou fortalecidos ao movê-los ou encurtá-los. Pode acontecer em um ou ambos os olhos. As crianças são sempre operadas sob anestesia geral. Varia consoante o hospital se a criança deve ser internada para a operação ou se o procedimento ocorre em regime de ambulatório.
Após a operação, os olhos ficarão vermelhos e algo inchados e doridos. Podem ser prescritos colírios. A criança não deve brincar na caixa de areia durante os primeiros dias após a operação. A natação também não é recomendada imediatamente após a cirurgia devido ao risco de infeção. Na maioria dos casos, a operação apresenta resultados cosméticos suficientes. Por vezes, é necessária uma segunda operação, por exemplo, no caso de uma clara sub ou sobrecorreção.
No caso de cirurgia muscular ocular em idade avançada, é muito importante investigar cuidadosamente e com antecedência o risco de visão dupla após a cirurgia. Por vezes, o cérebro está tão bem adaptado ao estrabismo existente que é impossível corrigir um estrabismo esteticamente perturbador sem causar visão dupla. Nesse caso, a cirurgia deve ser evitada.
Não realizamos a cirurgia muscular ocular mencionada acima em nossa clínica. Você será encaminhado para mais informações e/ou tratamento.


