Tratamento do glaucoma

Atualmente, a única terapia comprovada para o glaucoma é reduzir a pressão ocular. Se a pressão ocular for suficientemente reduzida, um aumento adicional nos defeitos permanentes característicos do campo visual geralmente pode ser evitado. Os defeitos do campo visual que já estão presentes não podem ser revertidos. É por isso que é importante que o glaucoma seja detectado o mais cedo possível.

Gotas
Quando o tratamento é iniciado, geralmente o tratamento com colírios é escolhido em primeiro lugar. Existem muitos tipos diferentes de colírios para a redução da pressão ocular. O oftalmologista escolherá o tipo de colírio de forma a que um efeito máximo de redução da pressão ocular esteja associado a efeitos secundários mínimos. É importante que o doente faça do colírio (uma ou mais vezes por dia) um hábito regular para que nenhum colírio seja esquecido. A técnica do colírio pode causar problemas no início. O doente deve continuar a pingar até sentir uma gota a entrar no olho. Caso o colírio continue a ser difícil, o doente pode recorrer a um auxiliar para o fazer, que está disponível na farmácia.

Cirurgia a laser
No caso do glaucoma de ângulo aberto, o oftalmologista pode utilizar o laser de argônio para aumentar a drenagem do humor aquoso no olho. Este tratamento é praticamente indolor. Aproximadamente metade de todos os pacientes terá então uma pressão ocular bem controlada e reduzida durante 5 anos. Nesse caso, não é mais necessário pingar diariamente.
Se necessário, este tratamento pode ser repetido novamente. Se o efeito for insuficiente, você também pode optar por usar colírios para baixar a pressão ocular.

No glaucoma de ângulo fechado, o oftalmologista limpa a drenagem do olho fazendo um pequeno orifício na íris com o laser YAG (iridotomia a laser). Este tratamento também é praticamente indolor. Graças ao canal de drenagem adicional, a pressão ocular é geralmente bem regulada e não são mais necessárias gotas adicionais. Às vezes, o canal de drenagem fecha novamente e o tratamento deve ser repetido.

Dia do procedimento

Pode comer normalmente e tomar os seus medicamentos habituais antes do procedimento. Certifique-se de que chega na hora certa. Aconselhamos que não conduza o seu próprio carro após o procedimento. Recomendamos que traga alguém que o possa orientar. Devido às condições de trabalho estéreis, um supervisor não pode estar presente durante o tratamento. Ele/ela pode esperar na sala de espera.

O tratamento a laser

Antes do tratamento, devem ser aplicados colírios de 10 em 10 minutos no olho que vai ser submetido ao laser com uma hora de antecedência. Pode fazer sozinho em casa. Estas gotas dilatam ou contraem a pupila. Se a pupila necessita de ser dilatada ou contraída depende do tipo de tratamento a laser. Durante o tratamento a laser, é quase sempre colocada uma lente de vidro na córnea e segurada pelo oftalmologista. O oftalmologista foca os raios laser através desta lente. O tratamento é praticamente indolor e demora no máximo 10 minutos. Os flashes de luz que vê podem ser desagradáveis.

Após o tratamento

Imediatamente após o tratamento, verá com menos clareza devido aos flashes de luz e às gotas nos olhos. Se sentir dor após o tratamento, pode tomar um analgésico (por exemplo, paracetamol) e manter os olhos fechados.

Cirurgia de lente

Em alguns casos, o aumento da pressão ocular é causado por um forte espessamento do cristalino do próprio olho. Nesse caso, você será aconselhado a fazer uma cirurgia de cristalino (cirurgia de catarata). Sua própria lente é então substituída por uma lente artificial, a mesma que ocorre durante a cirurgia de catarata, o que geralmente normaliza a pressão ocular.