Tratamento de ruptura ou descolamento de retina

Um descolamento da retina é causado pela presença de uma ou mais roturas na retina. Isto pode ocorrer devido a alterações no vítreo. Com o passar dos anos, o vítreo pode encolher e as fixações na retina podem provocar buracos. Quando se forma um buraco, o fluido pode ficar entre a retina e as camadas mais profundas do olho. Trata-se de um descolamento de retina. Existem diferentes formas de tratar um descolamento da retina.

Tratamento a laser

Buracos ou roturas na retina podem causar descolamento da retina (ablatio retinae). Isto pode ser evitado “soldando” os furos ou fissuras na sua base com um laser. As cicatrizes que surgem fixam a retina às camadas subjacentes. Os orifícios não podem então aumentar e o fluido não pode aparecer sob a retina. Depois de a retina se descolar, não pode ser reparada por tratamento a laser e é necessária cirurgia.

Cirurgia externa: Cerclagem

Se houver muito líquido sob a retina, o laser não será mais possível. O oftalmologista pode optar por colocar uma faixa (cerclagem) ao redor do olho. Às vezes, o olho é perfurado para drenar o líquido. O buraco da retina é removido com, entre outras coisas, tratado com laser para criar boa adesão da retina à camada subjacente. O buraco é fechado com um material de silicone e às vezes é deixado gás no olho para manter a retina no lugar. Tal operação deve ser realizada em centro oftalmológico (acadêmico) especializado. O oftalmologista pode encaminhá-lo para lá.

Cirurgia interna: Vitrectomia

Um motivo comum para se submeter a uma vitrectomia é o descolamento da retina. Durante uma vitrectomia, são feitas três pequenas aberturas na esclera dura junto à córnea. O vítreo é geralmente substituído por um fluido especial, mas por vezes por gás ou petróleo. O gás e o óleo são utilizados para sustentar a retina durante um tempo após a cirurgia. A gravidade e a natureza da anomalia ocular determinam a escolha entre líquido, gás e petróleo. A escolha será discutida consigo antes da operação. Por vezes, o médico terá de decidir desviar-se desta escolha durante a operação. O fluido especial é rapidamente substituído por um fluido produzido pelo próprio olho. O gás é também substituído pelo seu próprio fluido, mas permanece no olho durante mais tempo. O óleo não desaparece por si só, mas deve ser removido numa segunda operação. Durante a hemorragia, a imagem fica subitamente desfocada. O sangramento geralmente desaparece por si. Uma infeção é rara, mas pode ter consequências graves.

Se ainda não foi submetido a uma cirurgia de catarata, a cirurgia de catarata será necessária algum tempo após a vitrectomia. O período dentro do qual irá desenvolver cataratas é altamente variável (de um mês a vários anos, mais provavelmente numa idade mais avançada). Notará o desenvolvimento de catarata por um lento declínio da acuidade visual. Por vezes, a pressão ocular fica temporariamente demasiado elevada após a operação. O aumento da pressão ocular é geralmente tratado com colírios adicionais.

Por vezes, ocorre um descolamento da retina após a operação para tratar um descolamento da retina. Com um descolamento da retina, parte do campo visual desaparece. O risco de descolamento da retina é maior nos primeiros meses após a vitrectomia. É aconselhável verificar você mesmo ocasionalmente o campo de visão durante este período. Pode fazê-lo movendo a mão para o campo de visão, enquanto continua a olhar em frente e mantendo fechado o olho que não foi operado. Geralmente, continuará a utilizar colírios durante algumas semanas após a operação. O olho permanecerá algo sensível, vermelho e inchado durante algumas semanas, período durante o qual provavelmente terá dificuldade em tolerar a luz forte. Passadas uma a algumas semanas, poderá retomar todas as suas atividades.

Não realizamos cirurgias externas ou internas na nossa clínica. Será encaminhado para isso.

Catarata após cirurgia de retina

Se você ainda não fez uma cirurgia de catarata, muitas vezes a cirurgia de catarata será necessária algum tempo após a vitrectomia. O período dentro do qual você desenvolverá catarata é altamente variável (de um mês a vários anos, mais provavelmente em uma idade mais avançada). Você notará o desenvolvimento de catarata por um lento declínio na acuidade visual. Às vezes, a pressão ocular fica temporariamente muito alta após a operação. O aumento da pressão ocular geralmente é tratado com colírios adicionais. Às vezes, é decidido remover imediatamente a lente durante a operação de vitrectomia retiniana e substituí-la por uma lente artificial (cirurgia de catarata).