Tratamento de problemas da córnea
A córnea é a parte frontal transparente e clara do olho através da qual a luz entra no olho. Esta parte fica à frente da íris (membrana do arco-íris). A parte externa da córnea está coberta por uma fina camada. Isto é chamado de epitélio.
Existem vários problemas da córnea que pode sofrer. Poderá sentir olhos doridos, ardentes e lacrimejantes;
- Erosão da córnea
- Triquíase
- Pinguécula
- Pterígio
Estas condições são geralmente fáceis de tratar.
Erosão da córnea
A erosão da córnea é tratada com um gel para os olhos ou uma pomada antibiótica para os olhos. Às vezes, o olho pode ser coberto com um curativo. Desta forma, o olho descansa, o que significa que a córnea geralmente cicatriza rapidamente. Infelizmente, às vezes acontece que os danos ao epitélio da córnea reaparecem espontaneamente. Em particular, os danos causados pelo arranhão de um prego ou galho podem reaparecer e causar novamente as mesmas queixas. Muitas vezes a unção deve ser aplicada por muito tempo antes de dormir. Também pode ser usada lente de contato gelatinosa, que funciona como uma espécie de curativo para a córnea cicatrizar.
Com tratamento adequado, na maioria dos casos a córnea cicatriza em uma semana. O novo epitélio ainda é muito vulnerável: esfregar o olho pode impedir a cicatrização, causar dor renovada e exigir novo tratamento com pomada ocular e/ou curativos.
Triquíase
Os pelos torcidos para dentro são removidos com uma pequena agulha com corrente.
Este é feito sob anestesia local e demora cerca de 10 minutos. Em mais de 90% dos casos, o tratamento tem um efeito positivo.
Pinguécula
Pingueculuma é um inchaço amarelo claro na membrana mucosa do olho, causado pelo acúmulo de proteínas. O tratamento geralmente não é necessário, exceto para desconforto e/ou irritação cosmética. Às vezes, um gel para os olhos ou lágrimas artificiais é frequentemente prescrito. Ocasionalmente há uma inflamação local: serão prescritos antibióticos e/ou colírios anti-inflamatórios.
A cirurgia, como é habitual no pterígio, pode ser necessária para remover o pinguéculo, se desejado.
Pterígio
O pterígio é uma prega da conjuntiva na parte interna do olho. A operação é geralmente realizada sob anestesia local como procedimento diurno. O olho fica geralmente dorido nos primeiros dias após a operação. Depois, o olho pode ficar irritado com uma sensação de “areia”. O oftalmologista costuma prescrever pomada ocular para reduzir os sintomas e curar a área cirúrgica. A dor deve diminuir ao longo de vários dias ou semanas. Alguma vermelhidão onde o pterígio estava anteriormente localizado é normal e geralmente um bom sinal. Após o procedimento, são administrados inibidores de cicatrizes (corticosteroides) em gotas e, por vezes, também é aplicada radiação. Apesar do tratamento, em alguns casos (aproximadamente 10%) o pterígio ainda pode retornar.

