Exames

Existem vários exames complementares que o oftalmologista ou optometrista podem pedir para fazer o diagnóstico.

  • Pesquisa FAG
  • Exame OCT
  • Perimetria

Pesquisa FAG

O que é um exame FAG ou FLU?
A pesquisa FAG ou GRIPE é o mapeamento da retina e dos vasos sanguíneos. FAG significa Angiografia de Fluorescência. Este exame é feito para um grande número de anomalias da retina diferentes. A retina é a parte do olho sensível à luz e está fixa na parte posterior do olho. A retina é fornecida de sangue por dois sistemas sanguíneos. Um é o sistema corióide e o outro é o sistema arterial da retina. Para obter uma boa imagem destes vasos sanguíneos, é necessária uma técnica na qual é injetado um corante contrastante no sangue. O percurso deste corante pode então ser acompanhado através dos diferentes sistemas sanguíneos.

Quem é elegível para uma investigação FAG?
Existem muitas doenças da retina que levam a uma visão deficiente. Os resultados das fotos indicam exatamente onde está a anormalidade na retina. Desta forma, o oftalmologista pode determinar a via de tratamento. O exame pode ser repetido com maior frequência.

Na consulta anterior recebeu os nossos colírios. Deve colocar estas gotas (Tropicamida e Fenilefrina) em ambos os olhos 1 hora antes da hora combinada, de 15 em 15 minutos.

A pesquisa
À chegada, será determinado se as pupilas estão suficientemente largas e será levado para a sala de eventos. As fotos são tiradas com uma câmara especial. Existe um apoio de queixo na frente da câmara no qual coloca o queixo e a testa contra a correia. Verá uma pequena luz vermelha intermitente que deverá olhar com um olho. Siga cuidadosamente as instruções do fotógrafo. Primeiro, são tiradas algumas fotos sem injeção. Depois provavelmente terá de esperar um pouco pelo oftalmologista. Se isto aparecer, receberá uma picada no braço, durante a qual será injetado um corante amarelo chamado fluoresceína. O fotógrafo começa a tirar fotografias durante a injeção. As fotografias são tiradas com uma luz azul brilhante com flash. Alguns doentes necessitam de um assistente para manter as pálpebras ligeiramente abertas. Deve concentrar-se principalmente na luz vermelha e nas instruções do fotógrafo. Após o exame, pode sentir visão turva. Isto pode durar algumas horas. A sua urina também pode ficar amarelada durante os primeiros dois dias devido ao corante e pode ocorrer uma descoloração amarela da pele.

Depois da investigação
Devido às pupilas dilatadas e à iluminação intensa durante o exame, a visão pode ficar um pouco turva durante várias horas. Por isso, aconselhamos que não conduza o seu próprio carro após o exame. Receberá o resultado do exame do seu médico assistente e será marcada uma consulta para o efeito. Isto ocorre geralmente uma semana após o exame porque as fotos devem ser avaliadas primeiro.

Exame OCT

O que é um exame OCT?
A abreviatura OCT significa Tomografia de Coerência Óptica. Esta técnica permite-nos criar cortes transversais do olho com uma imagem muito nítida. Pode ser comparado a uma ecografia. Com a OCT utilizamos ondas de luz em vez de ondas sonoras. Com a OCT podemos visualizar diferentes partes do olho. Geralmente utilizamos um exame de OCT para examinar a retina, especialmente a mácula. A mácula, ou mancha amarela, é a parte central da retina. A mácula garante que consegue ver claramente. Isto permite ler, reconhecer rostos e ver televisão.

Como funciona a OCT?
Uma OCT funciona com raios infravermelhos. O dispositivo envia estes raios através da pupila até à retina. As diferentes camadas da retina refletem os raios de volta para o dispositivo. Esta informação permite ao dispositivo criar um corte transversal da retina. O oftalmologista pode não só ver que algo está errado, mas também onde está exatamente a anormalidade. Utilizando a OCT, o oftalmologista pode monitorizar a anormalidade e verificar se o tratamento está a funcionar corretamente.

Qual o objetivo da pesquisa?
O objetivo deste exame é fazer um diagnóstico e/ou possibilitar um possível tratamento. A sua visão pode piorar temporariamente após o exame, isto deve-se às gotas utilizadas. Estas varreduras são geralmente repetidas para detetar alterações na retina.

Quem é elegível para um exame OCT?
Muitas vezes, o seu oftalmologista solicitará uma OCT se parecer haver problemas na porção central da retina. A investigação mostra os diferentes distúrbios da mácula. As condições mais importantes são:

  • Edema macular: Existe líquido na mácula. Isto ocorre com diabetes, bloqueios vasculares ou inflamação.
  • Buraco macular: Existe um buraco na retina central.
  • Enrugamento da mácula: Existe uma membrana na retina central e esta distorce a visão.
  • Degeneração macular: É o desgaste da mácula.
  • Glaucoma (anormalidades do nervo ótico)
  • Anormalidades da córnea
  • Anormalidades da câmara anterior

A pesquisa
O exame de OCT é indolor e demora aproximadamente 15 minutos. Note que se receber os resultados do oftalmologista imediatamente após o exame, poderão ser administradas gotas. Isto fará com que a sua visão fique turva e os seus olhos possam ficar sensíveis à luz. Pode experimentar isto por cerca de 3 horas. Aconselhamos a não conduzir o carro sozinho.

Durante o exame, olha com um olho através da luz infravermelha para um ponto azul. Deve tentar continuar a olhar para o ponto e piscar o menos possível. Pode piscar quando a pessoa que realiza o exame o indicar. Com base nos vários exames realizados durante o exame, o oftalmologista pode fazer um diagnóstico e/ou iniciar um possível tratamento.

Depois da investigação
Receberá os resultados do exame do seu médico assistente.

Perimetria

O que é a perimetria ou exame de campo visual?
O campo visual é a visão ambiental, também chamada de visão periférica. Quando olhamos para um determinado ponto com um olho, vemos muito mais do que apenas esse ponto. Vemos uma área grande, embora menos nítida do que o ponto que estamos a observar. Esta área é o campo visual. O campo de visão é muito importante na vida quotidiana, por exemplo, para evitar que tropecemos ou tropecemos em alguma coisa. Se o campo de visão se perder, fica-se com uma espécie de “ângulo morto”. É possível que alguém com 100% de visão ainda não tenha grandes partes do campo de visão. O campo visual é testado através de um exame de campo visual com perímetro automático controlado por computador. Um exame de campo visual serve para detetar e registar qualquer perda no campo visual. É uma investigação difícil e, por vezes, cansativa. Requer alguma concentração da pessoa que está a ser examinada. Muitas vezes, vários estudos são realizados porque esta pesquisa envolve uma curva de aprendizagem.

Quem é elegível para um exame de campo visual?
Existem muitas condições que causam anomalias no campo visual. A forma do campo visual é característica da doença. Os motivos mais comuns para um exame do campo visual são:

  • pressão ocular elevada
  • glaucoma
  • anormalidades neurológicas
  • anomalias do nervo ótico
  • uso de medicamentos
  • baixa visão inexplicável
  • inspeção de carta de condução

A pesquisa
O exame é indolor e não são administrados colírios nos olhos. O exame dura aproximadamente 15 a 40 minutos. Durante o exame, olha para as luzes no centro de uma esfera com um olho. O seu outro olho está coberto por uma tampa. Tenta ficar a olhar para as luzes no centro da esfera, enquanto pequenos pontos de luz aparecem noutros locais. Ao ver um ponto brilhante aparecer, deve premir um botão. Desta forma, o médico pode examinar todo o seu campo visual e determinar se existe alguma anormalidade. Tente seguir as instruções da melhor forma possível durante o exame. Um resultado fiável é importante para fazer um bom diagnóstico.

Depois da investigação
Receberá o resultado do exame do seu médico assistente e será marcada uma consulta para o efeito.