Depilação elétrica
A depilação elétrica é a remoção dos pelos e folículos capilares que crescem para dentro, fazendo com que arranhem a córnea (triquíase). Os pelos tocam na córnea porque a pálpebra superior ou inferior está virada para dentro. Existem várias causas para a triquíase, tais como:
- Idade, envelhecimento do tecido das pálpebras provocando flacidez
- Cicatrizes na parte interna da pálpebra
- Estrabismo convulsivo dos olhos
- Defeito congénito
Sintomas
Os pêlos que provocam comichão na córnea podem causar irritação, sensação de areia nos olhos ou sensibilidade à luz. O olho também pode ficar vermelho. A córnea pode ficar danificada, o que pode reduzir a visão ou, na pior das hipóteses, levar à cegueira.
Para quem
Pessoas cujos pelos causam queixas, pelo que é aconselhável removê-los.
Dia do procedimento
Pode comer normalmente antes do procedimento. Certifique-se de que chega na hora certa. Aconselhamos que não conduza o seu próprio carro após o procedimento. Recomendamos que traga alguém que o possa orientar. Devido às condições de trabalho estéreis, um supervisor não pode estar presente durante o tratamento. Ele/ela pode esperar na sala de espera.
Anticoagulantes
Se utiliza anticoagulantes, deve informar o seu oftalmologista. O oftalmologista irá discutir consigo se e durante quanto tempo deve parar de tomar a medicação antes do procedimento. É também importante que indique o uso de analgésicos, pois podem ter um efeito afinador do sangue.
O procedimento
Os pelos torcidos para dentro são removidos com uma pequena agulha com corrente.
Este é feito sob anestesia local e demora cerca de 10 minutos. Em mais de 90% dos casos, o tratamento tem um efeito positivo.
Após o procedimento
Após 8 semanas, será realizado um check-up. Pode acontecer que se forme sangue sob a pele em redor dos olhos.

