Cirurgia de catarata
As cataratas relacionadas com a idade são fáceis de tratar.
Trabalhando na Holanda, o Dr. Stolwijk realizou aproximadamente 25.000 operações de catarata nos últimos 25 anos. Inicialmente, aproximadamente 15.000 no Hospital Lievensberg/Bravis em Bergen op Zoom, onde trabalhou até 2014. Desde 2014, ele realizou outras aproximadamente 10.000 operações estelares em Etten Leur e Bergen op Zoom em sua própria clínica: Stolmed Eye Clinics. As operações quase sempre não duram muito mais do que cerca de 10 minutos e os pacientes podem ver muito melhor no dia seguinte.
Desde 2006 ele possui ampla experiência no uso de LIOs premium especiais. Ele colocou com sucesso milhares deles desde 2006.
Mesmo agora, o Dr. Stolwijks ainda realiza dezenas de operações de catarata todos os meses na clínica na Holanda. Se possível, ele poderá realizar a cirurgia de catarata desejada para você lá. Se for o caso, é possível operar os dois olhos um após o outro: ele ganhou uma vasta experiência com isso nos últimos 5 anos.
A propósito: as medições preliminares e verificações de acompanhamento necessárias terão lugar simplesmente na clínica My Eye Care Algarve, no Carvoeiro. Você só precisa estar na Holanda por 1 dia para a operação.
A cirurgia às cataratas, quando o resto do olho está saudável, pode restaurar quase por completo a visão. A cirurgia de catarata é talvez a cirurgia mais realizada no mundo. A operação é ainda fácil de realizar, mesmo em idade muito avançada. Aliás, a cirurgia é a única forma de realmente fazer algo em relação à catarata senil.
Antes da operação
Uma série de testes ser-lhe-ão realizados no período que antecede o dia da operação. Em geral, são feitas tentativas para garantir que os pacientes são o mais dependentes possível dos óculos após a cirurgia de catarata. Antes da operação, é feita uma medição da lente. Esta medida é necessária para calcular a potência da lente de implante a escolher, de modo a que a potência restante do óculo após a operação para distância seja a mais baixa possível. No entanto, o oftalmologista nunca pode garantir a 100% que o olho conseguirá sempre ver claramente sem óculos, mesmo após uma operação perfeitamente realizada. Será também feita uma ecografia dos seus olhos para determinar a resistência da lente artificial.
O médico assistente ou a sua equipa solicitarão ou verificarão as seguintes informações antes da operação:
- Anormalidades do coração, pulmões, rins
- Presença de diabetes mellitus
- Problemas de audição e/ou linguagem; Limitações físicas, em particular as que podem dificultar a posição horizontal durante a operação ou os cuidados pós-operatórios (incluindo colírios).
- Ansiedade, pânico ou perturbações psiquiátricas
- Uso de medicamentos e alergias
Se possível, leve um familiar ou conhecido para o orientar. Após a realização de todos os exames, o oftalmologista irá colocá-lo em lista de espera. Receberá uma mensagem telefónica nossa aproximadamente 2 semanas antes da operação.
A operação
A operação em si demora cerca de 15 a 30 minutos. A operação é geralmente realizada com anestesia local. Se o oftalmologista decidir de outra forma, poderá ser realizada uma injeção de anestesia. Durante a operação, o oftalmologista remove o cristalino turvo do olho e substitui-o por uma lente implantável de plástico transparente.
Depois da operação
Após a operação, você receberá óculos de proteção, que poderá continuar a usar posteriormente. É melhor evitar todos os grandes esforços físicos. O oftalmologista prescreve colírios para você. Tenha cuidado com os olhos. Definitivamente, não esfregue, mesmo que você tenha vontade de fazê-lo. É melhor usar óculos de proteção durante o dia (óculos de sol também são permitidos). Você ainda deve usar a máscara plástica para os olhos à noite por 1 a 2 semanas. Você pode realizar suas atividades diárias normais normalmente. Porém, evite trabalho pesado, esportes (natação) e sauna durante o primeiro mês. Não há objeção a ler, fazer bordados ou assistir TV. Após a operação, a visão geralmente ainda fica turva devido à falta de bons óculos (adaptados às novas lentes).
Lentes de implante especiais
Existem lentes de implante especiais concebidas para tornar as pessoas menos dependentes dos óculos após a cirurgia de catarata. O objetivo das lentes artificiais tóricas é reduzir ou mesmo eliminar completamente a potência do cilindro de qualquer óculo após a cirurgia. Existem também lentes de implante multifocais, que, tal como os óculos com lentes multifocais, melhoram a visão ao longe e ao perto. Como estas lentes especiais não estão sob os cuidados normais do segurado, terá de pagar mais por elas.
Para mais informações: >> aceda a lentes de implante especiais
Riscos da cirurgia de catarata
- Em geral, o risco de complicações é pequeno durante e após a cirurgia de catarata. A hemorragia ou a infecção podem reduzir permanentemente a visão. A probabilidade de isto acontecer é de aproximadamente 1 a 2 casos por cada 1.000 operações.
- 1-2 em cada 100 operações é tecnicamente mais difícil do que o esperado. Em alguns casos, o paciente não se apercebe disso e o olho recupera normalmente. Em alguns casos, a recuperação exigirá mais tempo ou mais medicação, mas a visão final será ainda muito boa. Muito ocasionalmente é necessária uma segunda operação ao olho já operado.
- Pode ocorrer um aumento da pressão ocular (isto pode por vezes causar dor) ou inchaço na zona amarela da retina (o que pode reduzir a acuidade visual). Quase sempre podem ser tratados com colírios ou medicamentos.
- Após a cirurgia de catarata, o risco de descolamento da retina aumenta. Os sintomas de descolamento da retina podem incluir flashes de luz, aparecimento de manchas móveis e perda crescente de campo visual. Se sentir estes sintomas, deve contactar o seu oftalmologista ou o seu observador. Estes sintomas nem sempre indicam um descolamento da retina.
Nastar
Após a cirurgia de catarata, ao longo do tempo, pode ocorrer nova turvação na cápsula onde a lente artificial está localizada (não na própria lente artificial). Parece que a catarata está voltando, mas não é o caso. Este fenômeno é muito normal e é denominado pós-catarata e geralmente só se desenvolve meses a anos após a cirurgia de catarata. A catarata pode ser tratada com laser YAG. Uma abertura é feita na pós-catarata. Este tratamento é indolor e leva alguns minutos. Ambos os olhos podem ser tratados imediatamente, um após o outro. Normalmente você não percebe nada além de um som de batidas e flashes de luz.

