Olhos secos
Os olhos secos são causados pela produção insuficiente de lágrimas ou por uma película lacrimal que evapora muito rapidamente. Isto pode causar queimaduras e ardor nos olhos, secreção de muco e, por vezes, vermelhidão. A visão pode ser variável e pode ter problemas com a luz.
Wat is de traanfilm?
Para proteger os olhos da secura, pisque os olhos. Passa despercebido e fá-lo cerca de 15 vezes por minuto. De cada vez, uma camada particularmente fina de fluido lacrimal é distribuída uniformemente sobre o olho: o filme lacrimal. O filme lacrimal mantém o olho húmido, lubrificado e protege a córnea.
O filme lacrimal é composto por três camadas:
- A camada externa: uma camada gordurosa produzida por pequenas glândulas sebáceas na margem palpebral, as glândulas Meiboom. Esta camada impede que o fluido lacrimal evapore (demasiado rapidamente).
- A camada intermédia: uma camada aquosa produzida pela glândula lacrimal na órbita ocular. Esta camada garante que o olho se mantém limpo de sujidade e pó.
- A camada interna: uma camada mucosa produzida por pequenas glândulas na conjuntiva do olho que garante que a camada aquosa se espalha uniformemente sobre o olho e adere bem a este.
Existem vários fatores que podem atrapalhar isso.
Causas
Em geral, distinguimos os olhos secos como resultado de uma produção muito baixa de lágrimas (água) e de uma evaporação muito rápida do filme lacrimal. As formas mistas de ambas as causas principais são muito comuns.
Vários fatores podem estar subjacentes a isto:
- Idade (mais avançada): à medida que envelhecemos, muitas vezes sofremos mais de olhos secos, devido à menor produção de lágrimas e à evaporação mais rápida.
- A disfunção da glândula de Meibomius leva a uma evaporação mais rápida do filme lacrimal devido à qualidade insuficiente da camada oleosa.
- A alergia afeta principalmente as glândulas de Meibomius e, portanto, a qualidade das lágrimas.
- Situações ou condições físicas gerais, como anomalias hormonais (incluindo doenças da tiroide e diabetes mellitus) ou alterações (gravidez, menopausa (menopausa), estes fatores também influenciam principalmente as glândulas de Meibomius e a evaporação.
- Cicatrizes na córnea, em consequência das quais o filme lacrimal é distribuído de forma menos uniforme pela córnea e não atinge todas as superfícies adequadamente, protegendo insuficientemente o olho contra a secura.
- Danos no nervo sensorial do olho (por exemplo, após infeções como herpes ou herpes zoster).
- Existem vários fatores ambientais que podem causar olhos secos. Exemplos disso são: ar seco (ar condicionado, aquecimento central), fortes correntes de ar (condução com a janela aberta), fumo e pó, trabalho com ecrãs, uso de determinados medicamentos e lentes de contacto.
- A evaporação excessiva do filme lacrimal pode ocorrer quando as pálpebras não piscam adequadamente, fazendo com que as lágrimas não se espalhem adequadamente ou com frequência suficiente sobre a superfície (por exemplo, na doença de Parkinson) e quando um olho não fecha adequadamente (por ex. , no caso de paralisia facial).
Diagnóstico
O oftalmologista deve primeiro determinar a causa dos olhos secos e/ou lacrimejantes antes de iniciar o tratamento. Isto nem sempre é fácil. Durante o período de exame, o oftalmologista tomará medidas para reduzir ao máximo a irritação causada pelos olhos secos.
Previsão
Os olhos secos são geralmente um desconforto (grave). Só em casos excepcionais podem conduzir a uma visibilidade deficiente.
Tratamento
O tratamento geralmente consiste no uso de lágrimas artificiais (em forma de gota ou gel). Para muitos pacientes, seu uso diário é incômodo e/ou perturbador. Também é possível colocar tampões de ponto no dreno do canal lacrimal, para que o próprio fluido lacrimal permaneça melhor/por mais tempo no olho. Geralmente, os gotejamentos não são mais necessários e não há queixas significativas de olhos secos. Se necessário e/ou desejado, os tampões podem ser facilmente removidos. O tratamento com plugs é realizado em nossa clínica.

