Manchas e flashes
Muitas vezes, as manchas que as pessoas vêem a mover-se dentro ou à frente dos olhos ou dos olhos são o resultado de turvação no vítreo. O aparecimento súbito de manchas pode ser acompanhado por flashes de luz. Isto indica geralmente um encolhimento bastante repentino do vítreo.
Humor vítreo
O vítreo é uma gelatina que preenche a parte posterior do olho, o espaço entre o cristalino e a retina. O vítreo normal permite que os raios de luz passem sem impedimentos. No entanto, se ocorrerem condensações ou opacidades no vítreo, estas podem projetar uma sombra na retina. Este pode aparecer como manchas em todos os tipos de formas: pontos, círculos, fios, cordas, teias de aranha. A causa das opacidades vítreas é, geralmente, o envelhecimento. As pessoas míopes são mais propensas a isso. Embora as manchas possam ser irritantes, as opacidades vítreas são uma condição inofensiva.
A combinação de manchas e flashes de luz indica, geralmente, um encolhimento bastante repentino do vítreo. Isto também é chamado de descolamento do vítreo, porque a geleia vítrea encolhida se afasta da retina onde estava anteriormente. O descolamento do vítreo é também um processo que faz parte do envelhecimento normal. Isto é geralmente inofensivo, mas por vezes pode ser o início de um problema de retina.
Riscos de descolamento do vítreo
Quando o vítreo encolhe e se afasta da retina, em um pequeno número de casos pode ocorrer uma ruptura na retina. Num pequeno número de casos, tal ruptura na retina pode ser o início de um descolamento de retina (médio) grande, uma doença ocular grave que ameaça a visão. Quando ocorre uma ruptura na retina, às vezes pode ocorrer sangramento no vítreo. Embora o risco de problemas de retina geralmente não seja muito alto no caso de descolamento de vítreo, recomenda-se que as pessoas com queixas repentinas (ou agravadas) de manchas e flashes façam um exame oftalmológico o mais rápido possível. Entre em contato com seu médico de família ou oftalmologista para isso.
Tratamento
Pequenas manchas ou rupturas na retina são tratadas por nós com laser. As visitas de acompanhamento ocorrerão por aproximadamente 3 a 4 meses.
No caso de anomalias (médias) grandes, a cirurgia deve ser realizada em centro especializado. Em seguida, iremos encaminhá-lo para lá
Outros problemas comuns
Enxaqueca
Por vezes, as pessoas veem fenómenos luminosos que aparecem como estrelas ou linhas irregulares e se expandem lentamente, em ambos os olhos, e duram 10 a 30 minutos. Muitas vezes é uma forma de enxaqueca. Para saber as causas e o tratamento das enxaquecas, é melhor contactar o seu médico.
Tratamento
O oftalmologista pode investigar se há problemas de visão ou de retina que possam explicar os sintomas leves. Para este propósito, são realizados, por exemplo, um exame de visão e fundo de olho e um exame de mácula e/ou exame de campo visual.
Se não forem encontradas anormalidades que sejam a causa do problema vivenciado, o melhor é consultar um clínico geral ou neurologista. O oftalmologista discutirá isso com você.
Inflamação
As manchas móveis também podem ser observadas com inflamação ocular (inflamação ocular, iridociclite ou uveíte). Esta condição muitas vezes também causa outras queixas e sintomas oculares, tais como vermelhidão, aumento da sensibilidade à luz, visão deficiente e dor. A pressão ocular também pode ficar muito alta.
Tratamento
A inflamação quase sempre responde bem à terapia prescrita com gotículas, que geralmente dura de várias semanas a vários meses.
Se este não for o caso, ou se se tratar de uma recorrência ou de uma inflamação de ambos os olhos ao mesmo tempo, seja ou não na parte anterior e posterior do olho, será feito um encaminhamento para um centro especializado com instalações de investigação adicionais (internista, raio-X, tomografia computadorizada, laboratório, etc.). Nesses casos, é regularmente encontrada outra condição inflamatória subjacente que precisa ser tratada.
Sangramento
O aparecimento repentino e o aumento de manchas e/ou fios pontiagudos e a visão turva podem ser uma manifestação de sangue no vítreo. Às vezes, essa hemorragia vítrea pode ocorrer com danos mais graves à retina devido ao diabetes mellitus ou com ruptura da retina.
O perigo desse sangramento (regular) no diabetes, por exemplo, é a formação de cicatrizes no olho que, quando encolhem, soltam a retina. Também pode ocorrer um aumento permanente na pressão ocular. Ambos podem causar danos graves ou cegueira permanente.
Tratamento
Dependendo do momento da ocorrência e da natureza do sangramento, a origem do sangramento pode ser tratada com laser e estancada. Às vezes, podem ser necessárias injeções repetidas no olho para acalmá-lo novamente.

