Glaucoma
As fibras do nervo ótico conduzem a imagem formada pelo olho até ao cérebro, onde se toma consciência do que o olho vê. O glaucoma é uma doença ocular em que as fibras nervosas do nervo ótico são gradualmente perdidas. Isto cria pontos cegos (defeitos no campo visual) na imagem e pode mesmo levar à cegueira.
Causa
O mecanismo que leva à lesão do nervo ótico no glaucoma ainda não é conhecido em detalhe. São muitos os fatores conhecidos que aumentam significativamente o risco de glaucoma:
- Aumento da pressão ocular: Este é de longe o fator de risco mais importante. Quanto maior a pressão ocular, maior o risco de glaucoma.
- Glaucoma na família: Se o glaucoma ocorrer em familiares próximos (1º e 2º grau) de alguém, o risco de glaucoma é quase 10 vezes maior do que para alguém sem glaucoma na família.
- Velhice: O glaucoma é muito mais comum na velhice (4% das pessoas com mais de 80 anos têm glaucoma).
- Alta visão para perto ou hipermetropia.
- Os doentes de ascendência africana ou asiática têm um risco aumentado de glaucoma
Anormalidades dos vasos sanguíneos próximos ou no olho.
Tipos de glaucoma
O glaucoma é comum; 1,5% dos holandeses com mais de 40 anos têm glaucoma. O glaucoma é classificado em glaucoma primário e secundário.
O glaucoma primário significa que o glaucoma é uma doença isolada cuja causa é desconhecida. O glaucoma secundário ocorre como sintoma de outra doença (ocular) ou como resultado da utilização de determinados medicamentos ou colírios.
O glaucoma primário subdivide-se em:
- glaucoma de ângulo aberto,
- glaucoma de ângulo fechado e
- glaucoma congénito (nascido).
Tratamento
Glaucoma é incurável. A parte do campo de visão que desapareceu permanece perdida. Mas se for detectada a tempo, existem tratamentos que podem retardar ou até mesmo interromper a perda.
Tradicionalmente, o tratamento do glaucoma geralmente começa com o uso de colírios para diminuir a pressão ocular. O uso prolongado de colírios geralmente leva a queixas (de hipersensibilidade). Também é difícil aderir ao regime rigoroso de gotejamento (1 – 3 vezes ao dia, uma gota por dia).
Um método de tratamento que também funciona de forma excelente para aproximadamente 50% das pessoas por um período médio de aproximadamente 5 anos é o tratamento a laser, que aumenta a drenagem do fluido ocular. A pressão ocular então diminui e fica bem regulada. Muitas vezes não é mais necessário pingar.
Atualmente, a única terapia comprovada para o glaucoma é reduzir a pressão ocular.

