Descolamento da retina

A parte anterior do olho é formada pela córnea. Isto permite que a luz entre. A luz passa depois pela pupila, pelo cristalino e pelo vítreo até à retina. A retina contém bastonetes e cones que convertem a luz em estímulos elétricos. Os estímulos são conduzidos através do nervo ótico até ao cérebro, onde ocorre a perceção da imagem.

O que é um descolamento da retina?

Quando a retina se descola da camada subjacente, fala-se de descolamento da retina (ablatio retinae). Isto ocorre em aproximadamente 1 em cada 10.000 pessoas a cada ano. Pode ocorrer em qualquer idade, mas há uma série de fatores de risco que aumentam a hipótese de descolamento da retina.

  • Idade avançada
  • Miopia (menos potência)
  • Descolamento da retina nas famílias
  • Após cirurgia de catarata

Causas

Um descolamento da retina é causado pela presença de uma ou mais roturas na retina. Isto pode ocorrer devido a alterações no vítreo, com o passar dos anos o vítreo pode encolher e as fixações na retina podem provocar buracos. Quando se forma um buraco, o fluido pode ficar entre a retina e as camadas mais profundas do olho. Trata-se de um descolamento de retina.

Fenômenos

Frequentemente, na meia-idade, surgem subitamente partículas pretas em movimento e/ou flashes de luz. Isto é chamado de mouches volantes. Estes sintomas podem indicar alterações no vítreo. O oftalmologista ou o optometrista pode examinar se o vítreo e a retina estão em ordem. Por vezes, um descolamento da retina começa sem manchas ou flashes, mas muitas vezes nota-se uma perda no campo de visão (uma espécie de cortina). Os doentes com esta condição não sentem dor. A perda de visão ocorre porque o centro da retina se desprendeu ou porque a parte descolada da retina ficou à frente do centro.

Tratamento

O tratamento para uma anormalidade pequena a moderada envolvendo uma ruptura da retina é “consertar” a retina por meio de tratamento a laser. O oftalmologista pode fazer isso por você conosco.

Uma ruptura maior ou descolamento de retina deve ser operado em um centro oftalmológico especializado. O oftalmologista irá encaminhá-lo para lá.