Catarata

Ver tudo mais turvo e turvo: toda a gente que envelhece tem de lidar com isso. A lente clara e transparente do olho está localizada na parte frontal do olho, logo atrás da pupila. À medida que envelhecemos, esta lente torna-se menos nítida. Isto faz com que as coisas que vemos pareçam mais desfocadas e com cores mais acinzentadas. Esta turvação do cristalino do olho é designada por “catarata”. Além da catarata relacionada com a idade, existem outras formas de catarata:

  • catarata congénita
  • A catarata é causada (ou acelerada) por doenças ou lesões oculares

Catarata relacionada com a idade

A catarata relacionada com a idade desenvolve-se geralmente muito lentamente e é um processo normal de envelhecimento. Algumas pessoas notam que a sua visão diminui já aos quarenta anos, mas os sintomas da catarata relacionada com a idade geralmente só aparecem mais tarde. Se alguém se apercebe disso depende do local onde a turvação se desenvolve no cristalino e de quão grande e severa é a turvação. Se a turvação estiver no centro da lente ou perto dela, desenvolverá rapidamente queixas. A catarata ocorre geralmente em ambos os olhos ao mesmo tempo. Inicialmente, uma pequena parte do cristalino é afetada. Muitas vezes não se apercebe disso. Muito gradualmente, a visão torna-se cada vez mais turva, especialmente com a visão à distância.

Além disso, há também uma série de outros sintomas que podem ocorrer com a catarata relacionada com a idade:

  • visão turva;
  • mudando a prescrição de óculos anualmente
  • visão dupla;
  • cegueira noturna;
  • sensibilidade à luz;
  • as cores ficam mais baças.

Pode acontecer que você consiga ler melhor temporariamente sem óculos, o que antes não era possível. Esta “melhor visão” é gradualmente perdida à medida que a turvação do cristalino aumenta. Se de repente você precisar de óculos ou lentes muito mais fortes ou mais fracos em um curto período de tempo, isso também pode indicar catarata relacionada à idade. Outros óculos não conseguem mais melhorar a visão a longo prazo. Comprar óculos repetidamente é caro e a catarata geralmente só aumenta com o tempo. Isso faz com que a visão fique cada vez pior. Portanto, é necessária uma visita ao oftalmologista.

Qualquer pessoa que ainda veja bem o suficiente para poder realizar atividades diárias, passatempos e tarefas como conduzir sem problemas não precisa de ser tratada. Uma operação não é realmente necessária. No entanto, é realista ter em conta a cirurgia de catarata no futuro. Afinal, a catarata nunca melhora a visão lentamente, mas certamente deteriora-se; Uma vez descoberta a catarata incipiente, é necessária monitorização se os sintomas se agravarem. Assim que a catarata se tornar demasiado incómoda, a sua visão poderá ser melhorada com a cirurgia de catarata. Quando isto deve ser feito pode ser determinado em consulta com o oftalmologista.

Diagnóstico

Para saber se existe realmente catarata senil, o oftalmologista examina os olhos com uma lâmpada de fenda. Utilizando um feixe estreito de luz e ampliação, o oftalmologista pode observar bem a parte frontal do olho. O oftalmologista pode ver se existem opacidades no cristalino do olho e, em caso afirmativo, até que ponto a catarata já se desenvolveu. O oftalmologista examina também a condição da visão e se os olhos estão saudáveis.

Tratamento

As cataratas relacionadas com a idade são fáceis de tratar. A cirurgia de catarata pode restaurar quase completamente a visão se o resto do olho estiver saudável. A operação decorre geralmente durante o dia, sob anestesia local (com colírio ou comprimido) e, por vezes, através de injeção. Durante a operação, o oftalmologista remove o cristalino turvo do olho e substitui-o por uma lente implantável de plástico transparente. Esta lente durará basicamente o resto da sua vida.

Em princípio, o oftalmologista opera um olho por operação. Se desejar e for responsável, poderá ser ajudado nos dois olhos ao mesmo tempo. Neste caso, isto resulta numa recuperação muito mais rápida, mais funcional e mais social. Só precisa de fazer aproximadamente metade do número de visitas.

A cirurgia de catarata é talvez a cirurgia mais realizada no mundo. A operação é ainda fácil de realizar, mesmo em idade muito avançada. Aliás, a cirurgia é a única forma de fazer algo em relação à catarata senil. Não existem medicamentos para a catarata. A catarata não pode ser removida com laser. Para remover o seu próprio cristalino turvo e inserir a nova lente artificial, a cirurgia ainda tem de ser realizada no interior do olho.

Em princípio, o oftalmologista opera um olho por operação. Se desejar e for responsável, você poderá ser ajudado nos dois olhos ao mesmo tempo. Nesse caso, isto resulta numa recuperação muito mais rápida, mais funcional e mais social. Você também só precisa fazer aproximadamente metade do número de visitas.
A cirurgia de catarata é talvez a cirurgia mais realizada no mundo. A operação ainda é fácil de realizar, mesmo em idade muito avançada. A propósito, a cirurgia é a única maneira de fazer algo a respeito da catarata senil. Não existem medicamentos para catarata. A catarata não pode ser removida com laser. Para remover o seu próprio cristalino opaco e inserir a nova lente artificial, ainda é necessária uma cirurgia dentro do olho: o próprio cristalino opaco é removido cirurgicamente e depois substituído por uma lente de plástico.

Após o paciente ter recebido o colírio anestésico por 15 minutos, a operação é iniciada. Uma operação no olho leva aproximadamente 10 minutos.
Depois o paciente pode ir para casa. Após aproximadamente 4 semanas há uma verificação final para medir o resultado e qual a intensidade dos óculos que se aplica de longe e/ou de perto.
Stolwijk tem muita experiência nisso e até agora realizou aproximadamente 25.000 operações de catarata, parte no hospital Lievensberg Bergen op Zoom (1998-2013) e parte nas Stolmed Eye Clinics em Bergen op Zoom/Etten Leur (2014-2024).

Lentes Artificiais Especiais
Em muitos casos é possível colocar uma lente artificial especial durante a cirurgia de catarata, de modo que em quase todos os casos os pacientes não precisam mais de óculos para enxergar com clareza. Aplicam-se custos separados ao encomendar e instalar esta lente. Dr. Stolwijk adapta essas lentes há aproximadamente 15 anos e mais de 90% desses pacientes estão muito satisfeitos com as lentes especiais que escolheram.

Nastar

Após a cirurgia de catarata, há uma boa chance de que uma catarata subsequente possa se desenvolver novamente. A última membrana do seu cristalino pode ficar turva. Isso reduz a visibilidade e torna as cores um pouco mais opacas. Essa turvação pode ocorrer após vários meses ou anos.

Tratamento

Esta membrana pode ser removida com um breve tratamento a laser. Após a administração de algumas gotas anestésicas, um copo é colocado contra o olho. A membrana turva pode então ser removida com relativa facilidade por laser através do vidro.

Após o tratamento, pode haver (temporariamente) algumas estrias turvas no olho que são sentidas como mouche voulantes. Em geral, quaisquer reclamações sobre isso diminuem com o tempo.