Tratamento Degeneração macular
Degeneração macular seca
A degeneração macular geralmente se apresenta como um processo normal de envelhecimento do olho humano. Com a idade, a qualidade da nitidez da visão da retina diminui. Muitas vezes, este é um processo mais ou menos natural e dificilmente pode ser tratado. No entanto, os padrões de estilo de vida podem ter um efeito adverso e, portanto, uma influência negativa na retina. Isso faz com que a degeneração macular aumente mais rapidamente. O oftalmologista pode aconselhá-lo sobre seus padrões de estilo de vida e possivelmente prescrever medicamentos para evitar, tanto quanto possível, maiores aumentos no desgaste. Também é necessário verificar regularmente se a degeneração seca pode se transformar na forma úmida da degeneração, que é agressiva e precisa ser tratada com injeções de medicamentos. Às vezes, um tratamento a laser também é usado para isso.
Degeneração macular úmida
O tratamento da degeneração macular geralmente só é possível nos estágios iniciais da forma “úmida” da DMRI (degeneração macular relacionada à idade). Embora a acuidade visual melhore numa minoria de pacientes, a visão pode ser estabilizada na maioria dos casos. Vários métodos de tratamento são possíveis. Nós os mencionamos aqui.
Inibidores do crescimento vascular
Há vários anos, se a forma úmida estiver presente, medicamentos inibidores do crescimento vascular (anti-VEGF) têm sido administrados por meio de injeção intravítrea. Estes meios impedem o vazamento e o crescimento do novo vaso, o que evita uma maior deterioração e, embora numa minoria de casos, pode ocorrer uma melhoria na acuidade visual. Verificou-se que a injecção deve ser administrada pelo menos 2-3 vezes aproximadamente por mês, após o que o efeito do tratamento é examinado. Muitas vezes acontece que vários outros procedimentos de injeção são necessários para estabilizar permanentemente a retina. Desta forma, o tratamento pode ser necessário durante anos.
TFD
A terapia fotodinâmica (TFD) pode ser bem-sucedida num grupo limitado de doentes com DM húmida. Com esta forma de fototerapia, apenas os vasos sanguíneos com vazamento são tratados. A deterioração da acuidade visual é retardada por este tratamento. A adequação para este tratamento é determinada com base num angiograma fluorescente. Por vezes, pode ser escolhida uma combinação de TFD e medicamentos inibidores do crescimento vascular.
Radioterapia
O tratamento da DM húmida com radioterapia tem sido extensivamente investigado. A curto prazo, apenas um grupo limitado de doentes com DMRI pareceu responder moderadamente favoravelmente à radioterapia. Este tratamento, por isso, raramente é mais realizado.
Operação
O tratamento cirúrgico da DMRI húmida parece ter um desfecho favorável em casos muito selecionados, mas é pouco utilizado devido à ocorrência frequente de complicações.
O que pode fazer para prevenir a DMRI
Utilize óculos de sol protetores quando entrar em contacto com fontes de luz ultravioleta (sol, solário).
- Consumir alimentos com muitas frutas e legumes de folhas escuras (espinafre, couve verde, couve)
- Proibido fumar
- Limitar o consumo de álcool
- Suplementos dietéticos
Pesquisas recentes mostram que as pessoas com fases iniciais de DMRI podem beneficiar de doses elevadas de suplementos nutricionais a longo prazo. Este tratamento preventivo pode atrasar a progressão da doença. É melhor tomar estes suplementos em consulta com o seu oftalmologista.
biAs pessoas com DMRI em fase terminal podem utilizar recursos para os deficientes visuais lerem e verem televisão, como dispositivos de ampliação, óculos telescópicos, letras grandes, livros falados e computadores adaptados.
O oftalmologista pode informá-lo sobre isso e encaminhá-lo.

