Problemas de pálpebra

O bom funcionamento dos olhos depende em parte da posição e função das pálpebras. Além disso, as pálpebras têm uma grande influência na aparência. Os problemas mais comuns das pálpebras são:

  • Calázio
  • Ectrópio
  • Entrópio
  • Ptose

Calázio

Um calázio é um inchaço indolor de uma glândula sebácea (glândula de Meibomius) na pálpebra, também chamada de grão de cevada. As pálpebras superior e inferior contêm glândulas sebáceas que são importantes para a estabilidade do filme lacrimal. Quando o canal de drenagem fica obstruído, o sebo acumula-se na glândula. Isto causa inchaço e inflamação da glândula sebácea.

Um pequeno calázio não costuma causar queixas. A colisão é apenas visível. Se o inchaço aumentar, podem ocorrer sintomas dolorosos. A pálpebra pode ficar vermelha e inchada em pouco tempo. Como a protuberância pressiona a córnea e a deforma ligeiramente, podem também ocorrer outros sintomas, como visão turva, lacrimejo, irritação e dor.
Se as queixas não diminuírem após o uso de compressas quentes, o calázio pode ser removido cirurgicamente.

Tratamento

Muitas vezes, o tratamento pode ser iniciado se as queixas surgirem após o uso de compressas quentes. Dependendo do estágio da inflamação, é melhor remover o calázio de forma rápida e eficaz com cirurgia. Nesse caso, uma recorrência raramente ou nunca ocorre.

Ectrópio

No ectrópio, o bordo da pálpebra inferior está voltado para fora. O ectrópio pode perturbar a visão porque o vermelho no interior da pálpebra é visível. Existem várias causas para um ectrópio, tais como:

  • idade, alteração dos tecidos da pálpebra inferior provocando flacidez da pele
  • doenças de pele e cicatrizes
  • paralisia
  • mecanicamente, o peso de um tumor palpebral pode provocar flacidez da pálpebra inferior
  • defeito congénito

Com um ectrópio, o olho fica geralmente irritado porque fecha menos bem. O olho pode começar a lacrimejar porque o canal de drenagem dos canais lacrimais (do lado do nariz, na pálpebra inferior) já não entra em contacto com o olho. Na pior das hipóteses, a córnea pode secar e ficar permanentemente danificada porque a “função lubrificante” da pálpebra inferior já não funciona.
Com a idade, a pálpebra inferior cai na direção horizontal. Isto pode fazer com que fique pendurado e inclinado para fora. Este também pode ser causado por cicatrizes ou doenças de pele. Uma pálpebra evertida provoca irritação nos olhos, lacrimejo, vermelhidão e sensibilidade à luz forte e ao vento.

Tratamento

Com a cirurgia, uma parte saliente da pálpebra pode ser removida, para que a pálpebra se adapte melhor ao olho e sua função seja restaurada.
Durante um check-up após aproximadamente duas semanas, isso será avaliado e todos os pontos serão removidos.

Entrópio

Por entrópio entende-se uma pálpebra inferior virada para dentro.
Esta anormalidade é também geralmente resultado de algum tipo de envelhecimento e cicatrizes. Isto faz com que as pestanas e a pele da pálpebra esfreguem nos olhos. Isto causa olhos vermelhos e irritados. Se um entrópio não for operado, existe o risco de a córnea ser danificada pela abrasão dos pelos das pálpebras e isso pode reduzir a visão.

Por vezes, isso causa poucas queixas. Existem várias causas de um entrópio, tais como:

  • idade, envelhecimento dos tecidos da pálpebra inferior provocando flacidez
  • cicatrizes, cicatrizes nos tecidos da parte interna da pálpebra inferior
  • estrabismo convulsivo dos olhos
  • defeito congénito

Ptose

A ptose é um músculo que não funciona adequadamente, fazendo com que a pálpebra superior se mova para uma posição baixa. Uma pálpebra superior muito baixa pode ser congênita, mas a ptose também pode surgir do uso de lentes de contato rígidas e/ou naturalmente em uma idade mais avançada.

Quando a ptose está presente ao nascimento, é geralmente porque o músculo que eleva a pálpebra não está devidamente desenvolvido. Nas crianças, outras anomalias oculares ocorrem em combinação com a ptose, como o estrabismo e o olho preguiçoso. Assim, toda a criança com pálpebra caída congénita deve ser examinada por um oftalmologista nos primeiros seis meses de vida. Uma pálpebra caída que se desenvolve ao longo da vida pode ter várias causas.

Na velhice, muitas vezes é causada pelo enfraquecimento gradual do músculo que levanta a pálpebra. O músculo também pode enfraquecer em uma idade mais jovem, geralmente devido ao uso prolongado de lentes de contato rígidas. As causas raras de pálpebra caída na idade adulta incluem doenças musculares e anormalidades nervosas.

Tratamento

Durante a cirurgia de ptose da pálpebra superior, o excesso de pele é removido da parte superior e o músculo fraco é encurtado. Este tratamento leva aproximadamente 45 minutos. Após aproximadamente 1 semana, os pontos serão retirados na consulta de check-up. Depois de alguns meses, a ferida cicatrizou bem.